Farmácia Santa Rita
Rural Capital - Feorma
Anucie
Guarecompe
Vestibular 2021
 
Voce está navegando em:
HOME / NOTICIAS / LER NOTICIA
SECRETÁRIOS DE GUANAMBI E VITÓRIA DA CONQUISTA FALAM DE IMPACTOS E CANCELAMENTO DO SÃO JOÃO: NÃO HÁ CLIMA
27/05/2021   
 
Secretário de Vitória da Conquista diz que cancelamento é frustrante, mas não há condições de realizar festa sem vacina de forma ampla. Já o de Guanambi, disse que com aumento de casos e como os números não cediam, foi necessário o cancelamento dos eventos.

Por TV Sudoeste - G1 Bahia
25/05/2021 13h00  Atualizado há 2 dias

Os festejos de São João foram cancelados nas cidades de Vitória da Conquista e Guanambi, ambas no sudoeste da Bahia, devido a pandemia da Covid-19. Em Vitória da Conquista, o cancelamento ocorreu antes mesmo do governo estadual proibir qualquer festejo junino na Bahia.

Por causa do cancelamento, a prefeitura de Vitória da Conquista estima um prejuízo de R$ 30 milhões. Junho era um dos meses do ano, na cidade, onde comércio, hotéis, bares e restaurantes ficavam aquecidos por causa das festas de São João.

"A gente entende que não há condição de fazer festa até que a vacina chegue de uma forma mais ampla para todo o país e, no momento, não há condição de se fazer festa alguma. Embora seja frustrante economicamente, é bastante triste a gente não poder fazer a festa mas significativa para o nordestino, que é o São João", diz Marcos Ferreira, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Vitória da Conquista.

Para Marcos, toda a cadeia produtiva da cidade será abalada, já que os impactos econômicos são registrados desde o ano passado por causa da pandemia. Entretanto, ele destaca que nesse momento não há condições de fazer festa diante dos altos números de casos de Covid-19 na Bahia. No último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado na segunda-feira (24), o estado registrou 1.380 novos casos de Covid-19 em 24h e contabilizou mais 71 mortes pela doença.

"O governo [estadual] está fazendo a parte dele e não há clima, não há condições sanitárias para realização do evento, mas é frustrante economicamente e de forma lúdica também", conta.

O cancelamento do São João terá impactos também para os artistas. O sanfoneiro Roni Barbosa, conta que fazia cerca de 50 shows entre maio e julho.

"Era uma felicidade tremenda, além de ganhar um dinheiro. Para a gente que tem toda essa tradição, esse clima junino é uma tristeza profunda porque a gente não dava conta do que ia acontecer. A gente achou que seria apenas 2020, chegamos em 2021 e a gente não tem certeza se em 2022 algo vai acontecer", conta Roni.

Nesse período, sem shows, ele tem feito produções musicais e ministra aulas de acordeom.

Guanambi

A cidade de Guanambi abriga um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos de toda a Bahia: O São João do Gurutuba. O evento não será realizado pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia da Covid-19.

Antes da pandemia, a festa era iniciada um dia após o encerramento da Trezena de Santo Antônio, sempre em 13 de junho. No dia 14 de junho, o São João do Gurutuba era iniciado. A marca da festa é a valorização do talento dos artistas locais, como pessoas e grupos de destaque regional, estadual e nomes do cancioneiro nacional.

"Guanambi, que tem como padroeiro o Santo Antônio, o trezenário vai de 1º a 13 de junho e nessa data, já iniciaria o São João do Gurutuba, que se estendia por mais de uma semana", relembra Victor Oliveira, Secretário de Cultura de Guanambi.

O secretário, assim como o gestor de Vitória da Conquista, ressaltou que não há condições de realização de festas diante do cenário da pandemia.

"Devido à Covid-19 estamos cancelando de forma oficial esse evento, um evento que fortalece a cultura local, aumenta a cultura dos nossos artistas e aquecia a economia através do comércio, mas diante do aumento de casos e como os números não cedem, precisamos, infelizmente, cancelar essa festa", explica.

Imagem 1: Espaço onde é montado palco para festa junina em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Imagem 2: São João do Gurutuba é realizado em Guanambi, na Bahia e foi cancelado pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia da Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Sudoeste
 
 
 
Untitled Document
Destaques
Canais
Contato
CULTURA
DESTAQUE
POLICIAL
ENTREVISTA
CULINÁRIAS
GASTRONOMIA
NACIONAL
TURISMO
HOTÉIS
FESTAS
LAZER
RESTAURANTES
ACADEMIAS
CLASSIFICADOS
Soundcloud
Facebook
Quem Somos
Anuncie aqui
Cadastre seu evento
Trabalhe conosco
Fale conosco