Anucie
 
Voce está navegando em:
HOME / NOTICIAS / LER NOTICIA
SECRETÁRIOS DE GUANAMBI E VITÓRIA DA CONQUISTA FALAM DE IMPACTOS E CANCELAMENTO DO SÃO JOÃO: NÃO HÁ CLIMA
27/05/2021   
 
Secretário de Vitória da Conquista diz que cancelamento é frustrante, mas não há condições de realizar festa sem vacina de forma ampla. Já o de Guanambi, disse que com aumento de casos e como os números não cediam, foi necessário o cancelamento dos eventos.

Por TV Sudoeste - G1 Bahia
25/05/2021 13h00  Atualizado há 2 dias

Os festejos de São João foram cancelados nas cidades de Vitória da Conquista e Guanambi, ambas no sudoeste da Bahia, devido a pandemia da Covid-19. Em Vitória da Conquista, o cancelamento ocorreu antes mesmo do governo estadual proibir qualquer festejo junino na Bahia.

Por causa do cancelamento, a prefeitura de Vitória da Conquista estima um prejuízo de R$ 30 milhões. Junho era um dos meses do ano, na cidade, onde comércio, hotéis, bares e restaurantes ficavam aquecidos por causa das festas de São João.

"A gente entende que não há condição de fazer festa até que a vacina chegue de uma forma mais ampla para todo o país e, no momento, não há condição de se fazer festa alguma. Embora seja frustrante economicamente, é bastante triste a gente não poder fazer a festa mas significativa para o nordestino, que é o São João", diz Marcos Ferreira, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Vitória da Conquista.

Para Marcos, toda a cadeia produtiva da cidade será abalada, já que os impactos econômicos são registrados desde o ano passado por causa da pandemia. Entretanto, ele destaca que nesse momento não há condições de fazer festa diante dos altos números de casos de Covid-19 na Bahia. No último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado na segunda-feira (24), o estado registrou 1.380 novos casos de Covid-19 em 24h e contabilizou mais 71 mortes pela doença.

"O governo [estadual] está fazendo a parte dele e não há clima, não há condições sanitárias para realização do evento, mas é frustrante economicamente e de forma lúdica também", conta.

O cancelamento do São João terá impactos também para os artistas. O sanfoneiro Roni Barbosa, conta que fazia cerca de 50 shows entre maio e julho.

"Era uma felicidade tremenda, além de ganhar um dinheiro. Para a gente que tem toda essa tradição, esse clima junino é uma tristeza profunda porque a gente não dava conta do que ia acontecer. A gente achou que seria apenas 2020, chegamos em 2021 e a gente não tem certeza se em 2022 algo vai acontecer", conta Roni.

Nesse período, sem shows, ele tem feito produções musicais e ministra aulas de acordeom.

Guanambi

A cidade de Guanambi abriga um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos de toda a Bahia: O São João do Gurutuba. O evento não será realizado pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia da Covid-19.

Antes da pandemia, a festa era iniciada um dia após o encerramento da Trezena de Santo Antônio, sempre em 13 de junho. No dia 14 de junho, o São João do Gurutuba era iniciado. A marca da festa é a valorização do talento dos artistas locais, como pessoas e grupos de destaque regional, estadual e nomes do cancioneiro nacional.

"Guanambi, que tem como padroeiro o Santo Antônio, o trezenário vai de 1º a 13 de junho e nessa data, já iniciaria o São João do Gurutuba, que se estendia por mais de uma semana", relembra Victor Oliveira, Secretário de Cultura de Guanambi.

O secretário, assim como o gestor de Vitória da Conquista, ressaltou que não há condições de realização de festas diante do cenário da pandemia.

"Devido à Covid-19 estamos cancelando de forma oficial esse evento, um evento que fortalece a cultura local, aumenta a cultura dos nossos artistas e aquecia a economia através do comércio, mas diante do aumento de casos e como os números não cedem, precisamos, infelizmente, cancelar essa festa", explica.

Imagem 1: Espaço onde é montado palco para festa junina em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Imagem 2: São João do Gurutuba é realizado em Guanambi, na Bahia e foi cancelado pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia da Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Sudoeste
 
 
 
Untitled Document
Destaques
Canais
Contato
EVENTOS
TENDÊNCIAS
POLICIAL
REGIONAL
CULINÁRIAS
GASTRONOMIA
O MUNDO
TURISMO
ACADEMIAS
LAZER
HOTÉIS
FESTAS
RESTAURANTES
TEATRO
Soundcloud
Facebook
Quem Somos
Anuncie aqui
Cadastre seu evento
Trabalhe conosco
Fale conosco