Guarecompe
Vestibular 2021
Anucie
Farmácia Santa Rita
 
Voce está navegando em:
HOME / NOTICIAS / LER NOTICIA
PREFEITURA DE GUANAMBI ESTUDA IMPLANTAR O PROGRAMA QUALIESCOLA
09/05/2021   
O ensino público brasileiro tem passado por grandes desafios impostos pela pandemia. O último ano foi tocado à base de improvisos e testes, condicionando professores, alunos e pais em situações desconfortáveis. Soma-se este quadro à histórica dificuldade brasileira de se estabelecer uma educação igualitária e de excelência. Para reparar as perdas e posicionar o ensino municipal em condições de enfrentar os necessários e urgentes processos inovadores, o deputado federal Arthur Maia sugeriu ao prefeito Nilo Coelho avaliar a viabilidade de se estabelecer uma parceria com o IQE – Instituto Qualidade no Ensino, presente em centenas de cidades de dezenove estados do Brasil. O IQE é uma instituição sem fins econômicos e tem vários experimentos aprovados no ensino público em seus quase 30 anos de existência. 

Uma reunião foi realizada na última quarta-feira (05), no gabinete municipal, por meio de videoconferência com o presidente do referido Instituto, Marcos Magalhães, e a coordenadora-geral, professora Iran Freitas, para tratar da implantação do Programa Qualiescola em Guanambi. Participaram ainda o vice-prefeito Arnaldo Azevedo, a secretária municipal interina de educação, professora Edésia de Araújo, e a educadora Lajucy Donato. 

O Programa 

O programa que existe desde 2003, está presente em 19 estados brasileiros e visa melhorar os indicadores da educação pública municipal. O principal objetivo do programa, segundo o presidente do instituto, "é de levar melhoria contínua do quadro de gestores educacionais e professores através de uma forte estratégia organizacional com foco em metas e resultados com base na aprendizagem, autonomia das escolas e um trabalho intenso de alfabetização".  

Dados da educação em Guanambi 

O IQUE apresentou durante reunião o diagnóstico completo da educação municipal de Guanambi, que mostra que em 2019, 66% das crianças do 3º ano do nível fundamental não sabiam ler e 40% não sabiam escrever bem. O que explica a alta taxa de reprovação, sendo de 10,6% nos anos iniciais do nível fundamental e 16,1% nos anos finais.  

“Os números de 2019 não são animadores, o que constata a necessidade urgente de se adotar uma nova metodologia no ensino de Guanambi. E, agora, a pandemia irá acentuar a já existente crise na aprendizagem no município. A resposta aos choques da Covid-19 na educação precisa ser abrangente e bem planejada para garantir que o sistema de educação municipal seja construído melhor do que era antes”, disse Arthur Maia. 

Após apresentação do diagnóstico da educação em Guanambi e apresentação do Programa Qualiescola, que tem duração de três anos, satisfeito, o prefeito Nilo Coelho solicitou o envio de projeto e proposta para avaliação.  

“Em 2005, Sobral (cidade que aderiu ao programa) obteve a nota 4.5 no IDEB e, em 2017, a nota saltou para 9.1 em relação aos mesmos anos de ensino. Em Guanambi, o IDEB está em 4,1, uma diferença absurda. Então, estamos buscando o que tem de mais exitoso no Brasil para trazer pra cá”, disse Nilo. 

ASCOM - Assessoria de Comunicação  
- Prefeitura de Guanambi - 
Telefone fixo (77) 3452-4306
WhatsApp: (77) 8805-9166
Site Oficial: www.guanambi.ba.gov.br
Facebook Oficial: www.facebook.com/prefeituradeguanambi
 
 
 
Untitled Document
Destaques
Canais
Contato
ESPECIAL
ENTREVISTA
CULINÁRIAS
TENDÊNCIAS
LOCAL
ESPORTE
GASTRONOMIA
CLASSIFICADOS
TURISMO
HOTÉIS
RESTAURANTES
TEATRO
LAZER
ACADEMIAS
Soundcloud
Facebook
Quem Somos
Anuncie aqui
Cadastre seu evento
Trabalhe conosco
Fale conosco