Rural Capital - Feorma
Vestibular 2021
Guarecompe
Anucie
Farmácia Santa Rita
 
Voce está navegando em:
HOME / NOTICIAS / LER NOTICIA
GOVERNO DA BAHIA AMPLIA CENTRO CIRÚRGICO E IMPLANTA SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA NO HOSPITAL REGIONAL DE GUANAMBI
29/05/2021   
 
A partir desta sexta-feira (28), o Hospital Regional de Guanambi ampliará em até 33% o quantitativo de cirurgias, com a inauguração do novo centro cirúrgico e a implantação do serviço de neurocirurgia. Além disso, a unidade passa a ter seis leitos de PPP (pré parto, parto e pós parto) e cinco leitos do tipo UCINCa, que é uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, onde o recém-nascido fica alojado juntamente com a mãe, recebendo assistência de forma especializada e humanizada. Representando o governador Rui Costa, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, fez a inauguração das novas áreas e serviços.

Para se ter a dimensão da importância do novo serviço, o secretário explica que “de janeiro a maio deste ano, a Central Estadual de Regulação transferiu 93 pacientes da região de Guanambi que precisavam de avaliação e internação neurocirúrgica para outras localidades, como Vitória da Conquista, Salvador, Ilhéus e Itabuna. Agora está disponível esse recurso para todos os pacientes no hospital regional, evitando assim, o deslocamento aéreo ou terrestre para outras regiões”. Vilas-Boas também pontuou que esta é mais uma demonstração do compromisso do governador Rui Costa de ampliar e descentralizar a assistência à saúde.

Outra boa notícia para a região é o fortalecimento da rede materno-infantil. Além da implantação de seis leitos de PPP e cinco leitos do tipo UCINCa, o secretário anunciou a licitação da reforma e ampliação da maternidade regional de Guanambi e a construção de um Centro de Parto Natural (CPN). A estimativa é investir mais de R$ 13 milhões entre obras e equipamentos na maternidade e na construção do CPN. Após as intervenções, o Hospital Regional de Guanambi totalizará 150 leitos, sendo 45 leitos entre UTI adulto, neonatal e cuidados intermediários.

Centro de Parto Normal

Os Centros de Parto Normal (CPN) são ambientes estruturados com recursos para a realização de partos normais de baixo risco, tratando este momento como um processo natural, que faz parte da vida da mulher e para o qual seu corpo está preparado.

O serviço oferecido é voltado para as necessidades e segurança da gestante e do seu bebê, incentivando, ainda, a integração familiar em volta do nascimento, bem como a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê. “A implantação dessa estrutura em Guanambi possibilita, simultaneamente, ampliar e qualificar a assistência, bem como adequar o fluxo de atendimento, pois gestantes de baixo risco se direcionam equivocadamente para unidades de referência para o alto risco”, afirma Vilas-Boas.
 
Foto: Sesab
Fonte: Ascom/Sesab
 
 
 
Untitled Document
Destaques
Canais
Contato
CULTURA
POLÍTICA
CULINÁRIAS
OPINIÃO
ECONOMIA
EVENTOS
LOCAL
FESTAS
CLASSIFICADOS
RESTAURANTES
HOTÉIS
TURISMO
LAZER
ACADEMIAS
Soundcloud
Facebook
Quem Somos
Anuncie aqui
Cadastre seu evento
Trabalhe conosco
Fale conosco